quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vaticano quer evitar na Justiça fotomontagem do papa beijando imã

Cidade do Vaticano, 17 nov (EFE).- O Vaticano encarregou seus advogados de tomarem todas as medidas necessárias para impedir a circulação da fotomontagem usada pela grife Benetton, que mostra o papa Bento XVI beijando na boca o imã Mohammed Al Tayeb, da mesquita Al Azhar, uma autoridade religiosa dos muçulmanos no Egito.
Confirmada nesta quinta-feira pelo Vaticano, a decisão foi tomada pela Secretaria de Estado um dia depois que a grife italiana divulgou a fotomontagem em uma campanha publicitária, intitulada 'UNHATE' ('contra o ódio').
'A Secretaria de Estado encarregou seus advogados para iniciar na Itália e em outros países ações legais necessárias para impedir a circulação, incluindo todos os meios de comunicação, da fotomontagem usada na campanha publicitária da Benetton', informou o Vaticano em comunicado.
'A campanha usa a imagem do Santo Padre de uma forma tipicamente comercial, considerada lesiva não só para a dignidade do papa e da Igreja Católica, mas também para a sensibilidade dos crentes', completou.
Na última quarta-feira, poucas horas depois que as fotos dessa campanha foram colocadas em uma ponte de Roma, o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, anunciou que seu país já estudava a possibilidade de adotar medidas perante as 'autoridades competentes' contra a campanha de Benetton.
Lombardi denunciou o 'uso impróprio' da imagem do papa e afirmou que, além de uma grave falta de respeito com o pontífice, a fotomontagem demonstra que pela publicidade 'é possível violar todas as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção das pessoas'.
Após a rejeição do Vaticano, a Benetton anunciou que retiraria de modo 'imediato' a fotomontagem com a imagem de Bento XVI beijando a boca do imã Mohammed Al Tayeb.
A grife italiana ainda lamentou que o uso da imagem do pontífice tenha ferido a sensibilidade da Santa Sé e dos fiéis católicos, e justificou o uso da fotomontagem afirmando que o sentido da campanha é 'exclusivamente combater a cultura do ódio em qualquer forma'.
O papa Bento XVI não é o único que aparece nas fotomontagens. O presidente americano, Barack Obama, por exemplo, também aparece beijando o líder venezuelano Hugo Chávez, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, é retratado na mesma situação com a chanceler alemã, Angela Merkel. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário