domingo, 20 de novembro de 2011

Palmeiras vence e escapa do rebaixamento

 
Ricardo Bueno e Marcos Assunção marcaram os gols na vitória por 2 a 0 em Pituaçu
Ricardo Bueno abriu o placar na vitória do Palmeiras sobre o Bahia neste domingo / Felipe Oliveira/Agif/AE Ricardo Bueno abriu o placar na vitória do Palmeiras sobre o Bahia neste domingo Felipe Oliveira/Agif/AE
O Palmeiras derrotou o Bahia por 2 a 0, no Pituaçu, neste domingo, e se livrou de qualquer chance de rebaixamento no Brasileirão. Em jogo sem muitas emoções, o Verdão quebrou uma sequência de dez partidas sem vencer na competição, foi a 46 pontos, e pode respirar tranquilo no fim da temporada. Já o Tricolor permanece com 42 pontos, a quatro da degola, e ainda corre risco de disputar a Segundona em 2012.

Após um primeiro tempo tecnicamente fraco para os dois lados, em que o Palmeiras contou com escanteio batido por Marcos Assunção e finalização de Ricardo Bueno para marcar, a equipe alviverde voltou a campo mais concentrada. Na segunda etapa, o clube paulista se soltou e conseguiu pôr a bola no chão, trocando passes com qualidade.

Mas foi novamente a qualidade do chute de Assunção que ampliou o placar para o Verdão. O volante bateu falta perfeita no canto direito de Marcelo Lomba, que só observou a bola balançar sua rede.

Na próxima rodada, o Palmeiras tem um clássico contra o São Paulo, no Pacaembu. Já o Bahia vai à Vila Belmiro enfrentar o badalado Santos. Ambas as partidas ocorrem no domingo, às 17h.

O Jogo

Reforçado pelo retorno do meia Valdívia, que não jogava há três partidas, o Palmeiras veio a campo com a esperança de ter mais qualidade no toque de bola no meio campo do que vinha apresentando nas últimas partidas. No entanto, o que se viu foi um time com dificuldade em trocar passes e armar jogadas.

Assim, o Verdão abriu o placar com sua marca registrada: a bola parada. Aos 20, o especialista da equipe no fundamento, Marcos Assunção, bateu escanteio pela esquerda, Luan cabeceou na trave e o rebote foi para Ricardo Bueno, que completou de cabeça para balançar a rede.

O homem das bolas paradas alviverdes também foi o responsável por outra jogada de perigo do time no primeiro tempo. Marcos Assunção bateu falta da intermediária, aos 38 minutos, e forçou o goleiro Marcelo Lomba a buscar a bola no canto direito de seu gol.

Já o Bahia não mostrou a mesma força de reação apresentada em outras partidas. Apática, a equipe baiana não conseguia desenvolver jogadas de perigo e não deu trabalho algum ao goleiro Deola no primeiro tempo.
Com a intenção de tornar o Tricolor mais ofensivo no segundo tempo, o técnico Joel Santana substituiu o meia Camacho pelo atacante Júnior.

Ainda assim, foi o Palmeiras o primeiro a construir um lance de perigo. Aos 2 minutos, Luan fez boa arrancada, invadiu a grande área do Bahia e fuzilou para defesa de Marcelo Lomba. No rebote, Patrik bateu prensado e a bola saiu por cima do gol.

Cinco minutos depois, mais trabalho para o goleiro do Bahia. Valdivia soltou um belo chute com efeito de fora da área e Marcelo Lomba se esticou todo para mandar para escanteio.

Sentindo o bom momento na partida, a equipe alviverde se soltou em campo e passou a fazer boas tabelas no ataque, a maioria delas passando pelos pés do Mago.

E foi assim que o Verdão quase ampliou o placar aos 15 minutos. Luan tabelou com Valdivia e recebeu cara a cara com o goleiro, mas finalizou mal e facilitou o trabalho de Lomba.

A boa atuação do meio-campista chileno poderia ter sido coroada com um gol. Aos 27 minutos, Valdivia recebeu cruzamento dentro da área e balançou a rede do Bahia, mas o bandeira apontava impedimento.
Um minuto depois, o Bahia também teve um gol anulado por impedimento. Júnior aproveitou bom cruzamento e acertou a meta de Deola, mas o auxiliar interpretou que o atacante estava à frente da defesa.

O segundo gol do Palmeiras, responsável por fechar o caixão do Bahia na partida também saiu dos pés de Marcos Assunção. O volante bateu falta por cima da barreira, no canto direito de Marcelo Lomba, que não pôde fazer nada a não ser observar o balançar de sua rede.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 0 X 2 PALMEIRAS

BAHIA:
Marcelo Lomba, Jancarlos, Titi, Paulo Miranda, Hélder (Maranhão); Fahel, Diones, Camacho (Júnior) e Carlos Alberto (Nikão); Lulinha e Souza. Técnico: Joel Santana.

PALMEIRAS: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Vitor) e Valdivia (Chico); Luan e Ricardo Bueno (Dinei). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/hora: 20/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (Fifa-RJ) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

Renda/público: não disponível
Cartões amarelos: João Vitor (PAL), Fahel (BAH)
GOLS: Marcos Assunção (20' 1ºT), Marcos Assunção (45' 2ºT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário