sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Roubo a bancos cresce 22% em São Paulo em 2011

Luis Cleber/AE/26/07/2011

Ataque de criminosos destruiu parte de uma agência do Banco do Brasil, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em julho deste ano
.
.

Publicidade ..

O total de roubos a banco cresceu 22,4% no Estado de São Paulo nos últimos dez meses, em comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com o balanço divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) nesta sexta-feira (25), foram 213 registros de ataques a agências bancárias, entre janeiro e outubro, contra 174 nos dez meses de 2010.

Leia mais notícias no R7
Quiz: Você sabe como agir se pegar uma nota de um caixa explodido?

Segundo a secretaria, a capital paulista continua sendo a campeã estadual nesse tipo de crime. Entre janeiro e outubro do ano passado, a polícia registrou 123 casos de roubo a bancos na cidade. No mesmo período deste ano, foram contabilizados oito casos a mais, o que corresponde a alta de 6,5%. O interior do Estado, no entanto, foi onde ocorreu a maior variação percentual no período. Os assaltos a banco cresceram 36% na área.

Ainda de acordo com a SSP, o número de roubos a banco ocorridos entre janeiro e outubro de 2011 é o maior dos últimos dois anos, se levado em consideração o mesmo período. Em 2009, foram 200 casos entre janeiro e outubro. Na última década, 2006 foi o ano que registrou o maior número de ataques a agências bancárias (383), 44% a mais que em 2010.

O comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, explicou ao R7 que o aumento do número de casos de roubo a banco pode ser reflexo da repressão a outros crimes.

- O alta nos casos de roubo a banco preocupa a polícia. Nós percebemos que a repressão aos ataques a caixas eletrônicos e aos furtos pode ter contribuído para que os criminosos migrem para essa prática de crime [ataques a agências bancárias]. Mas não podemos interpretar esse cenário como uma tendência.

A intensificação da operação Saque Seguro, que tenta inibir as saidinhas de banco, pode ajudar a reduzir também os ataques a esses estabelecimentos, segundo Camilo. Nesse trabalho, os policiais que não estão envolvidos em outras ocorrências vão até as agências bancárias para avaliar se há algum risco aos clientes e orientá-los a tomar cuidados ao sair do estabelecimento com dinheiro.

O comandante da Polícia Militar ressaltou ainda que o aumento dos casos de roubo a banco no interior se mostra menos relevante quando também são analisados os números absolutos. Em 2010, a polícia registrou 36 ocorrências desse tipo. No ano seguinte, esse número saltou para 49.

- Mas concordo que a sensação de insegurança nessas regiões acaba sendo grande, pois esses crimes são menos frequentes no interior em comparação à capital.

As estatísticas da secretaria englobam na categoria de roubos a banco os casos de explosões e ataques a caixas eletrônicos, invasão de quadrilhas a agências bancárias, além de outros crimes, como sequestros-relâmpago que começam nesses estabelecimentos.

Carros






Confira também
Explosões representam 60% dos ataques

SSP diz que roubo a banco caiu

Tráfico de drogas cresce 20%
...O terceiro lugar no ranking de crimes que mais cresceram no Estado entre os dez primeiros meses de 2010 e 2011 também ficou com uma modalidade de roubo: o de carros. O crime registrou alta de 13,5%. Foram 57.165 casos no ano passado, contra 65.244 neste ano.

Na capital paulista foram registrados 3.940 boletins de ocorrência a mais que no mesmo período do ano passado. Já em toda a região metropolitana de São Paulo, a alta nessa modalidade de crime foi de quase 17%: salto de 15.021, entre janeiro e outubro de 2010, para 17.524, nos primeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário