domingo, 27 de novembro de 2011

Desafio são-paulino é mostrar força rara em clássicos em 2011

Para continuar na briga por uma vaga na Libertadores, o São Paulo disputará o primeiro de seus dois clássicos nas últimas rodadas do Brasileiro, na busca por algo inédito para ele na competição: vencer um arquirrival. E do outro lado estará um Palmeiras que, se não tem excelência neste tipo de confronto na temporada, já triunfou sobre um oponente tradicional.

Pela liga nacional, o Verdão bateu o Corinthians por 2 a 1, em Presidente Prudente, e aplicou 3 a 0 no Santos, no Pacaembu. Os comandados de Luiz Felipe Scolari só não conseguiram superar o Tricolor na competição, mas nada que alivie o desempenho bem aquém das expectativas do clube do Morumbi.

Em 2011, a camisa tricolor foi usada em oito clássicos e saiu vencedora somente diante do Corinthians, nos 2 a 1 na Arena Barueri que ficaram na história por conta do centésimo gol da carreira de Rogério Ceni. A festa foi grande e única, literalmente, tanto que o Brasileiro está em sua reta final e o time só decepcionou diante de rivais estaduais, com quatro empates e três derrotas.

'Isso incomoda. Clássico é importante para dar moral e confiança. É sempre uma pedreira grande e ganhamos só um, mas precisamos ganhar sempre. Temos que mudar', cobrou Rhodolfo. 'Tomara que tenha chegado nossa hora de vencer um clássico, é um momento decisivo. Tomara que consigamos vencer nossos jogos e a vaga na Libertadores', completou Juan.O São Paulo, que empatou nas duas vezes em que teve o Verdão pela frente neste ano, tem como trunfo o primeiro clássico de Emerson Leão nesta passagem pela equipe. No período anterior, o treinador teve rendimento elogiável neste tipo de duelo: em oito oportunidades, venceu quatro, empatou três e só perdeu um (62,5% dos pontos).

'[O desempenho em clássicos em 2011] É desagradável porque os pontos vieram em menor quantidade. Mas futebol é presente, e o presente vai acontecer no domingo', afirmou Leão, confiante para o Choque-Rei deste domingo. 'Um clássico não preocupa nenhum treinador porque sabemos que a responsabilidade é aumentada pelos próprios atletas. E prefiro quando há maior responsabilidade.'

No Pacaembu, o Palmeiras defenderá um aproveitamento bem melhor. Dos oito clássicos que disputou na temporada, venceu três, empatou três (no tempo normal) e perdeu duas. Agora, o time de Luiz Felipe Scolari quer triunfar diante do São Paulo e, posteriormente, do Corinthians para terminar o ano um pouco mais aliviado.

'Por não termos conseguido nada em 2011, precisamos terminar o ano com muito respeito. Vamos enfrentar duas grandes equipes e precisamos das vitórias, porque queremos encerrar bem a temporada', explicou o volante Marcos Assunção.

Enquanto o Tricolor quer melhorar o retrospecto em clássicos, o Verdão tem também a chance neste domingo de bater o único rival que não derrotou em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário