sábado, 31 de dezembro de 2011

Jornalista e escritor Daniel Piza morre vítima de AVC

O jornalista e escritor Daniel Piza morreu na noite desta sexta-feira (30), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele tinha 41 anos e estava em Gonçalves (MG), passando as festas de final de ano com a família. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Piza trabalhava como colunista na publicação, onde começou na carreira em 1991. Escrevia aos domingos no Caderno 2 e, desde 2004, assinava também uma coluna sobre futebol, além de manter um blog no portal estadão.com.br.

Biografia
Daniel Piza nasceu em São Paulo (SP) em 1970. Estudou Direito no Largo de São Francisco (USP) e começou sua carreira de jornalista no Estadão em 1991-92.

Na sequência, trabalhou no jornal Folha de S. Paulo (1992-95), como repórter e editor-assistente da Ilustrada, cobrindo especialmente as áreas de livros e artes visuais. Foi editor e colunista do caderno Fim de Semana da Gazeta Mercantil (1995-2000). Em maio de 2000, retornou ao Estadão.

Ainda trabalhou como tradutor de seis títulos, de autores como Herman Melville e Henry James, e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira.

Escreveu 17 livros, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro (2005), Aforismos sem Juízo (2008) e os contos de Noites Urbanas (2010). Também fez os roteiros dos documentários São Paulo - Retratos do Mundo e Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides.

Piza deixa a mulher, Renata Gonçalves Piza, e três filhos. O sepultamento, ainda sem horário definido, será no Cemitério de Congonhas, em São Paulo. Em seu blog, o último post data de quarta-feira (28): "Parada de fim de ano. Volto no dia 11. Feliz 2012 para todos nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário