segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Comprar tênis pirata também é crime?

Comprar tênis é sempre uma tarefa que requer atenção e cuidado. Primeiro, porque a maioria dos tenis oferecidos no mercado possuem preços relativamente altos, o que torna inadmissível aceitar defeitos de fabricação e baixa qualidade num produto que é novo. Segundo porque comprar calçados de má qualidade pode comprometer a saúde do seus pés e da sua coluna gerando gastos desnecessários com remédios e tratamentos futuros.

Aí, entra a grande polêmica de muitos consumidores: comprar tênis pirata. Sim ou não? O assunto já rendeu várias discussões entre especialistas incluindo advogados, policiais e juízes, além inúmeros artigos de jornais e revistas. A lei é clara. Vender ou comprar tênis pirata é considerado um ato criminoso, passível de multa e detenção que pode chegar a 4 anos de reclusão.

Apesar da divulgação do assunto na mídia, ainda há quem entenda que crime é apenas vender produtos falsificados. Então, alerto! Comprar tênis pirata também é crime. Para evitar a força de expressão que o termo pirataria adquiriu no meio comercial, há muita gente que insiste na prática ilegal, alegando que não são tênis piratas, são réplicas.

Por mais incrível que pareça, tem quem cai nessa história de que os tênis são réplicas e compra tenis mais barato achando que fez um ótimo negócio. Justamente por isso, venho aqui esclerecer que tenis pirata ou réplica são igualmente falsificados.

Como distinguir um tênis original de um similar falso?

Dica 1: Trago aqui algumas dicas para ajudá-lo a sair dessa “roubada! Confesso que muitas vezes, é difiícil notar a diferença entre o tenis original e o falso, mas o preço é um dos principais indicativos. Um modelo que custa na maioria das lojas R$ 399,90, não pode de repente custa R$ 150,00. Se alguém aparecer vendendo tenis à preço de banana, desconfie.

Dica 2: Outra dica que pode ajudá-lo a indentificar a diferença é a embalagem. Modelos de tenis originais vem em caixas personalizadas, devidamente envolvidos em papel de seda e etiqueta de identificação com o número de série do produto, que também está registrado naquela etiqueta que fica na parte interna do tenis.

Dica 3: Outro detalhe: o tênis se acomoda perfeitamente à embalagem. Caixas em que os tênis ficam apertados também são suspeitas. Não caia naquela história de que caixa foi trocada acidentalmente, mas não tem problema nenhume e você pode confiar. Se for o caso, exija um outro par que esteja no estoque. E, se não houve estoque? Opa, fique atento.

Dica 4: Observer ainda o acabamento, se há respingos ou excesso de cola no solado ou costuras mal feitas. As cores devem ser uniformes e sem manchas.

Dica 5: Ao efetuar a compra, exija sempre a Nota Fiscal. Além de ser um comprovante de que você adquiriu o produto, ainda é indispensável para ter direito à garantia e à assistência do fabricante.

Não caia em papo furado! Se você tiver ainda outras dicas, mande para mim e ajude a colocar um fim nessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário